UOL News (Brazil) – Korea Hosts Meeting of Youth to Fight Against Corruption

Korea hosts an ICD organized conference on combating corruption within governmental institutions. The Intention of the conference is to inspire a new group of young leaders to combat corruption.
  May 07th, 2003

Coréia sedia encontro de jovens para combater corrupção no mundo

Nações em todo mundo vêem sua estabilidade social e econômica ameaçada por governos que fazem vista grossa à corrupção. Para combater uma das principais causas do atraso no desenvolvimento de países que sofrem diretamente com o problema, uma rede anti-corrupção está sendo articulada por organizações não-governamentais para reunir pela primeira vez líderes juvenis de todo mundo no assunto, em Seoul, na Coréia.

A primeira edição do Fórum Internacional de Jovens (International Youth Forum) acontecerá entre os dias 24 e 28 de maio, paralelo ao 11° Fórum Internacional Anti-Corrupção (International Anti-Corruption Forum), encontro que no passado já contou com a presença de Nelson Mandela e Koffi Annan para discutir e encontrar soluções no combate à corrupção mundial.

O fórum está sendo organizado pelo Institute for Cultural Diplomacy (ICD), organização internacional com sede em Los Angeles e Nova Iorque (EUA), Paris (França) e em Berlim (Alemanha) que busca promover um diálogo entre os países, respeitando as diferenças culturais de cada um, e pela Transparência Internacional, ONG já referência mundial no combate à corrupção com participação em diversos países, incluindo o Brasil.

Segundo Mark Donfried, diretor do ICD em Berlim, o objetivo do encontro é formar uma nova geração de líderes contra a corrupção. O ICD recebeu inscrições de todo mundo pela Internet, por onde foram selecionados algumas propostas de jovens envolvidos com a questão. Os selecionados irão à Seoul, com todas as despesas custeadas pelos organizadores do fórum.

“Líderes na faixa etária dos 18 aos 30 anos de países como a Alemanha, África, Japão e de países na Ásia foram selecionados para participar das oficinas e diálogos com cerca de 20 acadêmicos e profissionais de renome envolvidos em ações anti-corrupção. A partir da interação e discussão entre os diferentes grupos, os jovens farão propostas para seus países a partir de sua realidade sócio-econômica e cultural”, explica Donfried.

Membros das Nações Unidas também estarão presentes, para ajudar na articulação e concepção dos projetos e, principalmente, para chegarem aos respectivos governos. Para que as discussões e busca por soluções não fiquem apenas na lembrança daqueles que participaram do fórum, as experiências serão reunidas em um site que está sendo desenvolvido. “Dessa forma criaremos de fato uma rede de contatos, onde a troca de informações via Internet terão continuidade”, disse Donfried.